Pioneiros


Logo Comunidade
Comunidade Pioneiros n.º 53 – S. João de Brito

Relatório Gandhi

Relatório Telma

Calendário de Actividades

Ser Pioneiro é…

Ter uma parte do céu no azul de cada um dos nossos lenços; Ter um “pedacinho” de Deus na alma.

Contribuir para que cada pedacinho se vá juntando a outro pedacinho, construindo assim um céu imenso, fruto do conjunto de muitos pedacinhos. Viver numa busca incessante de algo que por vezes nem identificamos claramente; Constatar que já não somos crianças e, olhando, vermos o mundo à nossa volta e sentirmos um desejo imenso de o transformar, ajudando a construir um mundo melhor.

Ser gota de água que fervilha com vida no seu interior, que descobre coisas novas em cada momento, que necessita de modelos e de algo com que se identifique, que procura mais, que quer descobrir mais, aprender mais, saber mais.

Procurar, como os antigos Navegadores, pioneiros na descoberta de novos mundos, o verdadeiro caminho, o rumo certo, seguindo, pela Rosa dos Ventos, os azimutes correctos em direcção ao Pai. Colocar ao serviço dos outros as nossas aptidões, partilhar com eles a nossa própria existência. Viver em Equipa, percorrendo juntos o caminho traçado, onde cada um tem o seu papel, indispensável e insubstituível.

É estar em comunhão ao serviço do próximo e de cada um, ao serviço de Deus e da comunidade, fiéis ao princípio de boa acção e da ajuda aos mais necessitados, cumprindo a missão de enviados que Cristo confiou a cada Homem. É mostrar aos outros as nossas descobertas e novas capacidades.

É nesta interacção com os outros que a gota de água forma um riacho, se constrói uma corrente orientada, seguindo uma direcção e um sentido estabelecido. Cada um de nós é esta gota de água, que pode ainda juntar-se a outras formando riachos em torrente que marcam e transformam o mundo, numa demonstração clara da nossa força e da nossa vitalidade!

O Machado é uma ferramenta que nos ajuda nas nossas construções, a abrir caminhos, a derrubar obstáculos, podendo até ser usado para salvar vidas.

Icthus símbolo da presença de Jesus Cristo entre os homens a palavra Icthus significa ‘’peixe’’ em grego, e foi formada através de um nome que significa Jesus Cristo. 

É também o símbolo do patrono, S.Pedro para o pioneiro, o Icthus é o símbolo da fé, é a ‘materialização’ de Deus, e também da racionalidade, pois fé e razão não se contrapõem, procura-se com este símbolo salientar o ACREDITAR consciente, adequando-se então às áreas de desenvolvimento Espiritual, Intelectual e do Carácter.

O Empreendimento é o local por excelência para congregar estes nossos riachos, misturando as águas e multiplicando as descobertas alcançadas por cada um de nós, que nos permitem passar à acção.

Organização da III Secção:

  • os elementos são denomidados Pioneiros;
  • os Pioneiros estão divididos em Equipas de 4 a 8 elementos;
  • denomina-se Comunidade a Unidade formada pelas Equipas de Pioneiros;
  • cada Comunidade tem de duas a cinco Equipas;
  • cada Equipa designa-se por um nome de um animal , o Totem , ou um Santo da Igreja , ou um Benemérito da Humanidade ou um Herói Nacional , cuja silhueta figura na bandeirola e no distintivo da Equipa;
  • o patrono da III Secção é São Pedro
  • a cor representativa desta secção é o Azul

Sistema de Progresso

  1. Ser pioneiro é descobrir quem és..e sê-lo..ser tu mesmo…

    É deixar a tua marca onde quer que passes, nos corações daqueles com quem t cruzas…

    É ser pioneiro..=)

  2. Flávio Videira

    Companheiros escutas!
    Sou o Flávio do agrupamento 592-S. Pedro de Castelões e decidi, por este meio, pedir a vossa ajuda.
    Estamos, na nossa secção(3ª), a reunir ideias para possiveis empreendimentos. Eu tomei a iniciativa de pesquisar alguns locais e acabei por encontrar o vosso agrupamento nessa tão linda cidade que é Vila Verde.
    Vinha assim pedir-vos que me ajudassem neste projeto com algumas ideias de lugares onde nos possamos estabelecer por 3 dias/2 noites possiveis lugares a visitar/actividades a realizar, quem sabe em conjunto com o vosso agrupamento.
    Por favor respondão para alfinete_muzenza@hotmail.com.
    Uma forte canhota.
    Flavio Videira

  3. Diana Santos

    Bom dia, amigos escutas!
    Somos da equipa Coati da 3ª secção do Agrupamento 1286 de Rocas do Vouga.
    Como sempre por esta altura começamos a preparar o nosso acampamento de Verão, que se irá realizar nos dias 24 a 28 de Julho.
    viemos por este meio pedir ajuda a vosso agrupamento para nos indicar pontos de interesse e actividades.
    Segundo algumas pesquisas sabemos que tem uma zona de acampamento ideal para todo o Agrupamento.
    Será que nos podiam fornecer mais informaçoes?!
    Com alguma urgencia
    resposta para o seguinte email: dilipa8@hotmail.com
    Uma canhota

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: