Cabo Verde “Lado a Lado”

Escuteiro de BP Musica

Lado a Lado

Actividade Internacional de Intercâmbio.

Fotos aqui!!!

Mais Fotos!!!

28 de Julho a 04 de Agosto de 2011.

Os elementos:

– André Rodrigues (Gazela Manteigas);

– Vanessa Machado (Suricata Persistente);

– Inês Reis (Pantera Amiga);

– João Santos (Tartaruga Veloz);

– Eduardo Verdete (Cavalo Amigo);

– Rui Liceia (Quati Habilidoso);

– Olegário Liceia (Rouxinol Cantor);

Mística:

A nossa história baseia-se num dos livros das famosas aventuras de “Nárnia”.

Resumo da obra:

O livro conta-nos a criação do mundo de Nárnia e como surgiu o famoso guarda-roupa capaz de nos levar até aquele paraíso. Tudo começa com um rapazinho, cujo tio possuía uns anéis mágicos com o poder de nos levar a viajar entre mundos. É isso que acontece à criança: subitamente vê-se metida num estranho bosque, num outro mundo, e ingenuamente acaba por libertar a Feiticeira Branca, a personagem malvada de toda a história. O rapaz embarca assim em grandes trabalhadas, que culmina com a chegada a um novo mundo vazio, no preciso momento que em Aslam começa a criar nesse local Nárnia. O livro termina com o rapaz de regresso à Terra, acompanhado de uma maça mágica, que salva a vida à sua mãe, e de cujas sementes nasce uma bela árvore, cuja madeira serviu para fazer o tão famoso guarda-roupa.

Assim a nossa mística será:

“Em busca de novos mundos”

Tal como as personagens do livro, também nós queremos embarcar numa jornada pelo desconhecido, à espera que esta seja a aventura das nossas vidas.

Partimos com o auxílio dos nossos anéis mágicos, as anilhas por nós feitas, que representam o escutismo e a nossa missão.

Tal como no conto, também nós enfrentaremos adversidades: a “Feiticeira” que será a alegoria de todas as nossas dificuldades (falta de dinheiro, as saudades de casa, as diferenças entre os dois países, o “medo” de não conseguirmos ser úteis …)

O nosso objectivo passa por descobrir todo um novo mundo que é Cabo Verde, e auxiliar aqueles que nele habitam, nomeadamente escuteiros como nós, ensinando-lhes um pouco do que nós fazemos por cá e de como vivemos esta divisa no nosso mundo.

Com eles deixaremos os nosso anéis para que nunca se esqueçam de nós, quando regressarmos desta viajem.

Connosco poderemos trazer também sementes  que serão o símbolo do que ensinámos e vivemos. E tal como das sementes uma árvore cresce, também nós, comunidade pioneira, esperamos que o que levámos até cabo verde dê os seus frutos.

“A melhor maneira de alcançar a felicidade, é contribuir para a felicidade dos outros.”

Robert Baden-Powell

Praia  

A cidade da Praia é a capital de Cabo Verde e fica situada na ilha de S.Tiago, descoberta a 1460 pelo navegador português Diogo Gomes. É a cidade com mais habitantes de todo o país. Possui características mais citadinas que o resto da ilha que mantêm ainda os traços conservadores e tradicionalistas.

Flora: a vegetação natural de Cabo Verde é escassa devido: aos períodos de seca prolongados, aos ventos secos que sopram do deserto e ao uso de técnicas ineficazes no aprovisionamento e distribuição de água.

Fauna: As principais espécies animais existentes são marinhas ou aves migratórias. É também frequente observarem-se tartarugas e na ilha de Santiago, existe um pequeno número de babuínos, os símios.

Concelho de S.Domingos

São Domingos é um município da ilha de São Santiago e é constituído por duas freguesias: Nossa Senhora da Luz e São Nicolau Tolentino. É governado pelo Movimento para a Democracia.

É neste concelho que se encontra situado o agrupamento de escuteiros com quem nos iremos encontrar. É o agrupamento 401 do CNE e foi criado no ano de 1973, na paróquia de S. Nicolau Tolentino pelo Rev. Sr. Padre Firmino Cachada – Missionário de Espírito Santo. Em 1976, depois da independência do país, o Agrupamento autonomizou-se, passando a ser o Agrupamento nº 1 da Associação de Escuteiros de Cabo Verde (AECV).

Fica para recordar, o nosso vídeo com a musica da actividade cantada por nós e pelos nossos irmãos em Crioulo.

  1. Filipa Rodrigues

    Uma boa viagem, e que voltem com boas recordações.

    Cavalo Animador

  2. Samora borges

    oi pessoal, ami nha nomi e samora, do agrupamento nº 1 de são domingos. Só queria vos agradecer pelos momentos q tivemos juntos, das experiencias q trocamos, enfim.. espero q tenham gostado da estadia em cabo verde(s domingos) porque podem ter a certeza q nós adorámos e esperamo q algum dia nos encontremos de novo.

    • olegarioliceia

      Olá, mais do que aprender foi partilhar!!!
      Tenho a certeza que nos voltaremos a ver, os nossos projectos têm de ser do tamanho dos nossos sonhos…
      “O Homem sonha a obra nasce”
      Não existem dicionários com palavras para descrever, os momentos que passamos, só um coração grande e as recordações da alma de um escuteiro, podem sentir e vibrar por cada lembrança que trouxemos.

      Até já!!!

  3. Actividade Magnifica.

    Não existem dicionários com palavras que descrevam as emoções e sensações que sentimos neste país, tão diferente em tudo e ao mesmo tempo tão igual.
    Jamais serão esquecidos os momentos que vivemos, as lágrimas que soltámos quando o coração falou mais alto.
    Um povo humilde de coração grande, onde um nada se transforma em tudo.

    Até já!!!

  4. eduardo verdete

    O nosso acampamento em Cabo Verde, foi o melhor de todos, nunca irei esquecer os nossos amigos de lá. Alguns deles disseram-me que têm saudades nossas.

    Cavalo Amigo

  5. ola pessoal depois de ver estas fotos ,espero que o grupo pioneiro tanham vivido cada segundo da vossa visita a cabo verde, um abraço do chefe miguel (raposadorminhoca) .

  6. VanessaInês

    Vivemos durante 8 dias numa realidade completamente diferente da nossa. Mas conseguimos adaptar-nos muito bem e agora sabemos que sentiremos saudades de cada minutos que vivemos com S.Domingos. Foi dificil de acreditar que pudesse ser real, foi dificil superar o choque cultural mas foi ainda mais dificil dizer Até já. Até já pois nós acreditamos que o vosso sonho de visitar Portugal também se irá realizar e ficaremos à vossa espera. Obrigado por tudo

    Vanessa e Inês🙂

  7. André Rodrigues

    Cabo Verde … Duas palavras que jamais serão esquecidas por mim. Uma aventura que me tornou uma pessoa melhor, mais consciente, mais madura. Tudo o que vive, ensinei, aprendi, partilhei com vocês nunca será esquecido e agora queremos que sejam vocês a a não esquecer uma simples palavra : PORTUGAL, porque é cá que nós vos esperamos, as saudades já são mais que muitas e o sonho continua.

    Abraço Manteigas😀

  8. Foram bons momentos que passamos com os escuteiros de são domingos, cabo verde.
    Nunca irei esquecer esses momentos, e como já sabem aquela frase, que disse na despedida, “nunca vos irei esquecer, e que estaram todos no meu coração”.
    Quando vierem visitar-nos, terem os braços abertos para vos receber, e trarei para voces umas surpresas que são bem agradáveis (algumas músicas).

    Até já, Cavalo Amigo.

  9. cavalo animador B)

    Um dia os exploradores tambem vai visitar alguns escuteiros de cabo verde mas até lá vamos ver o que acontece!!!

    Cavalo Animador🙂 🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: